Enchei-vos do Espírito Santo

IX CONGRESSO DE MOCIDADE DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE COREMAS-PB

Data: 12,13 e 14 de setembro de 2008.

TEMA: “...enchei-vos do Espírito” (Ef. 5:18b)

JOGRAL: ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTO!

PARTICIPANTES: 12 JOVENS


Entram as 12 jovens a fim de se organizarem em suas posições, cantando o hino do tema [Vem Encher-me, Espírito de Deus – Eyshila] . Posicionadas as 12 jovens, permanecem cantando e gesticulando o hino até o seu término:

TODAS: Enchei-vos do Espírito Santo!

1 e 2: Cumprindo-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

3 e 4: E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados;

5 e 6: E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles;

7 e 8: E todos foram cheios do Espírito Santo,

9 e 10: E começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

11 e 12: Cumpria-se ali, a profecia do profeta Joel:

TODAS: E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu e na terra, diz o Senhor. Esta promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

12: Nos últimos dias de Jesus aqui na terra, falou ele a respeito do outro Consolador, que ficaria para sempre com a sua Igreja:

11: Disse Jesus: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,

10: O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. 

9: Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.

8: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:

7: Do pecado, porque não crêem em mim;

6: Da justiça, porque vou para o meu Pai, e não me vereis mais;

5: E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado;

4: Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

3: Mas quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir;

2: Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar;

1: Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso, vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

TODAS: Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia, conhecereis que estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.

1 e 2: O Espírito Santo de Deus adotou a Igreja de Cristo e opera prodígios em seu meio, segundo a vontade de Deus.

3 e 4: Ele está presente em todas as partes: para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu Tu aí estás, se fizer no inferno a minha cama, eis que até ali Tu estás também.

5 e 6: Sua energia move o mundo: a Terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

7 e 8: É uma fonte de vida física, intelectual, moral e espiritual para o povo de Deus;

9 e 10: Produz efeitos sobrenaturais por meio da fé;

11 e 12: Ele habita no meio do povo de Deus, formando Cristo em nós.

TODAS: Queres ser cheio do Espírito?

11 e 12: Clame a Deus!

9 e 10: Glorifique e louve o nome do Senhor!

7 e 8: Creia na promessa do Pai!

5 e 6: Converta-se e arrependa-se cada um dos seus pecados!

3 e 4: Possua o seu vaso em santificação e honra!

1 e 2: Aparte-se do mal e faça o bem, busque a paz e siga-a!

TODAS: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

1: O Espírito Santo é aquele que enche e capacita o crente a realizar o obra de Deus aqui na terra.

2: Ele encheu Bezalel e Aoliabe de sabedoria, entendimento e ciência em todo artifício, para inventar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e para fazer toda obra de mestre, e a mais engenhosa, e a do bordador, em pano azul e púrpura, para edificarem o tabernáculo do Senhor, no deserto.

3: Ele encheu e capacitou setenta anciãos no deserto, para ajudarem a Moisés a não levar sozinho a carga do povo;

4: Ele encheu Josué de sabedoria e coragem para fazer o povo de Israel conquistar a terra de Canaã.

5: Ele levantou a profetisa Débora por mãe em Israel, para livrá-los da servidão de Jabim, rei de Canaã. E cantou Débora e Baraque naquele mesmo dia um cântico do vitória ao Senhor, Deus de Israel.

6: Ele revestiu a Gideão, que ao tocar a buzina juntamente com os trezentos homens escolhidos pelo Senhor, puseram em fuga o grande exército dos midianitas e livrou a Israel da dura servidão.

7: Ele se apossou tão posssantemente de Sansão, que a sua força física foi multiplicada sobremaneira a ponto de ele conseguir derribar as colunas do templo do deus Dagom, matando uns três mil inimigos de Israel.

8: Ele se apoderou de Saul, estando ele num rancho de profetas, e Saul profetizou com eles e foi mudado em um outro homem.

9: Ele se apoderou de Davi, ungindo-o rei de Israel e confirmando a Davi como o suave em salmos de Israel.

10: Ele concedeu a Salomão um coração tão sábio e entendido, que antes dele igual não houve, nem depois igual haverá.

11: Ele encorajou Pedro a falar aos zombadores da promessa que as línguas estranhas ali faladas eram sinais da manifestação do Espírito de Deus, em cumprimento à profecia de Joel, vindo a agregar quase três mil almas à Igreja do Senhor.

12: Ele moveu o lugar onde os discípulos do Senhor estavam reunidos e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

TODAS: Enchei-vos do Espírito Santo!

1, 2, 3: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da Redenção.

4, 5, 6: Toda amargura, e ira, e cólera, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.

7, 8, 9: Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

10, 11, 12: Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados.

TODAS: Segui a caridade e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar, porque a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil:

1 e 2: porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

3 e 4: e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

5 e 6: e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, o dom de discernir os espíritos;

7 e 8: e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

9 e 10: Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

11 e 12: Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

TODAS: Dizemos, porém: andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.

1, 2, 3: Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis;

4, 5, 6: Mas se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei.

7, 8, 9: Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

10, 11, 12: Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.

TODAS: E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros, sabendo que a nossa redenção já está mais próxima agora do que quando aceitamos a fé.

1 e 2: Lembremo-nos que o Espírito Santo consola a Igreja de Cristo nos seus piores momentos. Ele se dispôs a sofrer com o povo de Deus aqui neste mundo perverso: ele chora conosco, geme conosco, glorifica conosco, ora conosco e se alegra conosco.

3 e 4: Se as angústias da vida nos fazem calar a ponto de nos faltar palavras em oração, sabemos que o Espírito de Cristo intercede por nós a Deus, com gemidos inexprimíveis.

5 e 6: Ele é o selo e o penhor da nossa redenção. O Senhor transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso, pelo Espírito que em nós habita.

7 e 8: Resisti ao diabo e Ele fugirá de vós, pois a Chama Viva que arde em vós é infinitamente maior e mais forte do que as potestades do ar e das trevas, que assolam o mundo.

9 e 10: Vindo o inimigo como uma corrente de águas contra a Igreja, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira.

11 e 12: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas:

TODAS: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. AMÉM!


Valdi Machado da Nóbrega.

Coremas-PB, 14 de junho de 2008.

OUÇA

AD Marizópolis-PB

ESCOLA DOMINICAL

GALERIA DE LINKS

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Assine Nosso Livro de Visitas

Edição e Publicação